top of page

Depoimentos

Design sem nome (7).png

Lúcia Pinheiro
 

O que tenho a dizer sobre a parte operacional é que minha confiança na

Andarilho da luz se confirma e consolida cada vez mais.

 

Viajo sem preocupação e segura de que tudo correrá bem, como de fato

ocorreu, e minha família também fica tranquila.

 

Hotéis deliciosos, vôos e transferes sem problemas.

 

Companheiros de viagem excelentes e guias então, os mais maravilhosos!

 

Mesmo no período que fiquei sozinha em Santiago e Porto, estava tranquila.

 

Quanto aos lugares, tudo tão lindo.... de encher os olhos!!

 

Foi uma experiência muito gratificante.

 

Obrigada a vocês por me proporcionarem momentos felizes."

Minha viagem foi maravilhosa. Não há como descrever como é o caminho, só vivenciando.

 

O caminho é como a vida. Vivenciamos todos os tipos de sentimentos e principalmente os bons. Sentir que podemos realizar algo grandioso, com tranquilidade, simplicidade e felicidade, é muito bom, é renovador. Curtindo os momentos, campos, plantações, igrejas, alimentação, bebidas, doces, pessoas, cidades, vilas, bichos, bosques, chuva, frio, vento, sol, flores e tudo que passava pelos meus olhos e coração. Cada dia eu levantava renovada para cumpriR a rota estabelecida.

Todos os 29 dias que caminhei até chegar em Santiago de Compostela fiz com entusiasmo.

O roteiro foi cumprido. Bons hotéis, transporte da mala realizado diariamente, fechando nos hotéis combinados.

 

A melhor viagem da minha vida, sem dúvida."

Design sem nome (8).png

Elisabeth
dos Santos

 

image008.jpg

Ivan Leite

2018

O que dizer desta aventura?

 

Sempre pensei em um dia fazer o Caminho de Santiago, mas somente pensava nos 800 km do Caminho Francês. Sinceramente, nunca imaginei em fazer o Caminho Português, e como na vida nada é por acaso, conheci a Andarilho da Luz e os dias programados para a caminhada coincidiram com os dias de férias que tive neste ano. Então resolvi encarar os 230 km como treinamento para um dia fazer o Caminho Francês.

 

Pura ilusão... Nada de treinamento. Caminho Português é mágico!!! O Caminho Português é inspirador!!!

Nunca tinha caminhado tanto e a cada final de etapa celebrava a vitória com muita alegria e uma taça de vinho...

 

Comecei o caminho com muitos medos: medos de me perder, medo de bolhas, medo de assaduras e estes medos foram ficando para trás e a cada chegada percebia o quanto o caminho me fortalecia.

Ah!!! O que foi a subida da Serra Labruja???

E o que foi chegar a Pontevedra???, muita emoção!!!

 

Aproveito para agradecer a equipe da Andarilho da Luz e a equipe de apoio local em Portugal e Espanha. Tudo aconteceu como prometido e em perfeita sintonia.

Só voltei com um probleminha... Agora tenho o vírus do andarilho e já estou pensando em novas aventuras!!

A viagem foi ótima!

O caminho é lindo, muito alegre e florido nessa época de primavera! Quase não senti o esforço da caminhada ao me encantar com as paisagens e com os "encontros" do caminho. Fizemos muitas amizades e compartilhamos muitas experiências. Nos encantamos também com a gastronomia, excelente!!!

Gostei muito dos hotéis e do serviço de transporte das malas. Prático e eficiente!

Os guias são atenciosos e nos assistiram em cada necessidade surgida. O planejamento de viagem foi muito bom e a divisão das distâncias a serem percorridas ficou na medida certa. Agradeço o empenho e a disponibilidade de todos!

Angelina
2015

Francisco Albuquerque

Grupo de 2013

Quando chegamos a Lisboa, a visão do famoso Rio Tejo logo me fez concluir, na esteira do grande poeta Fernando Pessoa, que “tudo vale a pena, se alma não é pequena”. 

Foi sob a inspiração daquele verso que busquei identificar, desde então, um sentido mais profundo para a peregrinação que teria início em Barcelos e conclusão em Santiago de Compostela.

E a experiência do caminho mostrou que o que me parecia, em princípio, ser mais uma de muitas outras viagens que havia feito ao longo de minha vida, tomou uma dimensão tão ampla e recheada de belas e inesquecíveis impressões que, ao final, só me restou agradecer a Deus pelo privilégio de poder participar dessa caravana de “andarilhos da luz”, sob a direção segura de Marcus Pavani, muito bem auxiliado pelo guia português  e pelo motorista.

Depois da visita que fizemos ao Santuário de Fátima, berço da emblemática aparição da Virgem Maria aos pastores Lúcia, Jacinta e Francisco, e da nossa passagem pela histórica cidade do Porto, iniciamos a caminhada em Barcelos, numa manhã fria e chuvosa, percorrendo nada menos do que 33 km. de estradas e trilhas até chegarmos exaustos - mas felizes e, sobretudo, ainda despreocupados da distância a ser percorrida até o nosso destino - a Ponte de Lima, onde pudemos recompor as energias gastas na primeira etapa do caminho português de Santiago.

Com a mesma disposição e o bom humor que caracterizaram os nossos passos iniciais, passamos por caminhos, pequenas cidades e distritos onde se destacava a beleza, a paz e a simplicidade da vida rural. Visitamos ermidas, igrejas e monumentos seculares.

Finalmente, chegamos ao ponto final de nossa caminhada com a emoção de quem acaba de vencer um grande desafio e o sentimento de gratidão a Deus e ao padroeiro de Santiago de Compostela, cuja magnífica catedral foi o palco da celebração da famosa e concorrida Missa dos Peregrinos.

 Em última análise, vale ressaltar que, graças ao empenho e à dedicação dos profissionais que estiveram conosco por todo o caminho, como também do companheirismo dos membros do nosso grupo, tudo transcorreu na mais perfeita harmonia, pelo que só me resta agradecer a vocês, da empresa “Andarilho da Luz”, por nos terem proporcionado esta inesquecível experiência de vida e de convivência fraterna, e o faço lembrando, por sua perfeita adequação ao que significou, para mim, fazer o Caminho de Santiago, o que disse Antônio Machado a propósito do verdadeiro sentido do ato de caminhar: “Golpe a golpe, passo a passo, caminhante, não há caminho, o caminho é feito ao andar. Andando se faz o caminho e se você olhar para trás, tudo o que verá são as marcas dos passos que algum dia seus pés tornarão a percorrer. Caminhante, não há caminho, o caminho é feito ao andar”.

Fazer o Caminho de Santiago era um sonho antigo até que resolvi colocar em pauta quando um amigo indicou a Andarilho. 

Senti que faria a peregrinação com mais segurança tendo o suporte de uma empresa do que realiza-lo nas figura de mochileira, tendo em vista minhas limitações físicas. 

Não me arrependi, pois nos momentos mais difíceis pude contar com o suporte de Andarilho, na figura do Marcus Pavani, do guia José Augusto e do motorista José Bigode. 

A peregrinação à Santiago de Compostela foi minha primeira, portanto não tenho elementos para comparar com anteriores. 

Mas digo, com certeza, que o percurso de 185km foi bom, a divisão desse trajeto também estava no alcance de qualquer pessoa. 

O guia contratado se mostrou competente, com conteúdo para passar só grupo, e dominando inclusive assuntos diversos e não apenas os relativos só trajeto. A presença da Andarilho não se limitou a nos conduzir não caminhada, mas nos momentos de "folga" . 

Acho que essa fórmula foi fundamental para manter as pessoas como um grupo. As instalações hoteleiras foram boas, não tenho críticas. 

Por isso posso avaliar que fiquei satisfeita. 

Muito grata

Terezinha Viana

Grupo de 2013

Murilo Galizzi

Grupo de 2013

A viagem foi ótima !
 
Transcorreu tudo bem, a temperatura na região estava excelente para caminhar!
O grupo estava animado, e houve muita camaradagem entre todos.
 
Cumprimento a Andarilho da Luz. Tudo muito organizado, guias excelentes, motorista e micro-ônibus de apoio foram fundamentais. Hoteis nota 10.
 
 Muito obrigado por me proporcionarem esta viagem inesquecível!

Percorrer (novamente) o Caminho foi uma experiência incrível e certamente inesquecível. Sinto inveja do nosso guia José Augusto, que o percorre pelo menos uma vez a cada ano.

O Caminho Português é tão bonito, a energia tão boa, as pessoas tão amáveis! Somos sempre muito bem recebidos por onde passamos. 

E tem o vinho, né? Ah, o vinho! :)

Incluir Finisterre no final do roteiro foi perfeito. Fechamos com chave de ouro!Fico muito feliz de ter viajado com a Andarilho mais uma vez. 

Como sempre perfeita na organização e na escolha dos hotéis. Ficamos muitíssimo bem instalados, em todas as cidades. O José Augusto, além de sempre acrescentar brilhantismo ao passeio com seu conhecimento absurdo sobre tudo (era nosso Google pessoal), estava particularmente engraçado este ano. Que figura! :)E, por fim, tem o Marcus, né? Com seu bom humor, leveza, o carinho com que trata cada integrante.

Eu tenho certeza absoluta que a energia positiva que ele coloca em tudo é o que fez com que a sinergia entre o grupo fosse tão sensacional e o clima tão bom. A alegria que sentimos por estarmos juntos era quase palpável. 

Sei também que a Cirlene e todos vocês da Andarilho, apesar de estarem longe, o tempo todo trabalhavam muito para que tudo desse certo. 

Meu muito obrigada a todos!

Até a próxima viagem e Bom Caminho!

Rozzana Costa

Grupo de 2013

OLIVEIRO PANZERA

Grupo de 2012

Estou sinceramente agradecido ao Deus de meu coração pela oportunidade que me foi dada de conhecer a Andarilho da Luz, seus idealizadores e colaboradores.

Quanto à Peregrinação, já tive oportunidade de externar ao Marcus, mas deixo aqui registrado também: A experiência é inesquecível.!

No mais, já estou, como disse o Marcus, manifestando uma leve síndrome de abstinência do vinho verde....

bottom of page