top of page

Orientações gerais

Preparação

É fundamental iniciar a preparação fÍsica o quanto antes.

foto 5-1.jpg

Comece por realizar pequenas caminhadas. Não adianta exagerar e percorrer dezenas de quilômetros num dia e passar os seguintes em recuperação. Esta não será sua realidade no Caminho.

 

Aumente progressivamente a distância percorrida e se possível a constância do treino. Com o tempo o ideal seria percorrer a quilometragem média das etapas do percurso (15 a 20 km), mantendo um ritmo até a data do início do Caminho. Antes de iniciar a preparação, consulte o seu médico e faça um bom check-up. Certifique-se de que sua saúde está boa. Se possuir doenças preexistentes, tais como problemas de coração, diabetes, asma, etc, avise seu médico, e siga as orientações de preparação.

 

Se você já têm o costume de fazer longas caminhadas, ótimo, pois o seu corpo já estará razoavelmente preparado. Contudo, lembre-se que no Caminho este esforço é diário e por vezes carregando uma mochila "de ataque".

 

Aproveite para usar também o calçado escolhido para a caminhada. Assim, você não só irá amaciá-lo, mas aproveita para verificar algum eventual

incômodo, estando ainda em tempo para procurar outro calçado se necessário.

 

Treine utilizando diferentes tipos de pisos, pois no Caminho você caminhará por terrenos variados: asfalto, cascalho (pedras britadas) e trilhas de terra batida. Aproveite ainda para usar as roupas de caminhada afim de evitar surpresas desagradáveis por inadequação do equipamento.

 

Uma forma eficiente de treino é realizar viagens por trilhas carregando todo o seu equipamento, para que o corpo se acostume também com as subidas e descidas. Aproveite seu tempo nos feriados prolongados para caminhar por dias seguidos. Se resolveu fazer o Caminho e não possui tempo para se preparar devidamente, pelo menos verifique suas condições de saúde e procure adequar às dicas acima.

 

Será o próprio Caminho o seu campo de treino e neste caso o melhor a fazer é preparar a mente, fator não menos essencial que a preparação física. Aprenda a ouvir seu corpo, a sentir quais seus limites e comece devagar.

Duvidas frequentes 

QUANTO DEVO LEVAR?

Uma média de 30 a 50 euros por dia para as refeições + lanches.

O QUE DEVO LEVAR NA MINHA MOCHILA?

Tenha sempre um lanche rápido: barra de cereais, frutos secos, castanhas, água, etc.

Primeiro socorros + filtro solar.

Seus documentos da viagem + credencial + dinheiro + cartão de crédito/débito internacional.

 

QUAIS CUIDADOS COM OS PÉS?

Evite lixar e fazer as cutículas.

Os seus pés serão os melhores aliados para que sua caminhada seja um sucesso.

Cuide deles todos os dias durante sua jornada.

 

E SE TIVER BOLHAS?

O calçado + meias adequados ajudam muito, mas caso lhe surja bolha, você deve atravessar com uma linha fina de algodão branco, perfurando-as em dois pontos com uma agulha fina e comprida

de forma a constituir um anel, que servirá de dreno. Nunca remova a pele que as cobre e desinfete-as, sempre que possível, com solução de iodo. Poderá também protegê-las com um curativo. A melhor forma de evitar as bolhas é utilizar calçado pré-amaciado, que esteja habituado e pares de meias próprias para caminhada.

No final da caminhada cuide dos pés. O uso de vaselina ou creme próprio são boas indicações.

 

E SE EU NÃO CONSEGUIR CAMINHAR NO DIA, O QUE FAÇO?

Você tem a opção de chamar um táxi para te levar até o hotel reservado e listado em seu caderno de viagem (custo por conta do cliente).

ONDE FAREI MINHAS REFEIÇÕES/LANCHES?

No caminho tem várias opções de lanchonetes, padarias, restaurantes, etc. Há um suporte muito bom nos percursos.

 

QUANTO TEMPO CAMINHAR POR DIA?

Uma média 5 a 9 horas, fazendo pausas para descansar, contemplar o caminho e seus monumentos históricos. Pessoas do mundo todo estão no caminho, e é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos.

 

Lembra-se, você está com hotel reservado durante todo o caminho e não precisa correr para chegar.

 

O CAMINHO É BEM SINALIZADO?

Sim, muito bem sinalizado. Você encontrará diversas marcações: setas, totens, placas, etc, ah, e você ainda terá contigo um mapa.

 

DEVO FAZER ALONGAMENTOS DIÁRIOS?

Sim, você deve se alongar antes e depois da sua jornada diária.

 

QUANDO RECEBO MEU KIT DO CAMINHO?

Ao chegar em Portugal por exemplo, você receberá um material igual a este da foto: credencial + vieira + caderno + TAG da mala.

ONDE CARIMBO A CREDENCIAL?

Você deve ter pelo menos 2 carimbos por dia na credencial. Os lugares que carimbam são variados, desde hotéis a lanchonetes.

Chegando em Santiago de Compostela vá até a Oficina do Peregrino, apresente a Credencial e pegue a sua Compostela (é o documento que certifica a realização do Caminho de Santiago. Parece um diploma e seu nome é escrito em Latim). Para isto, o caminhante precisa ter andado pelo menos 100 km.

21.jpg
IMG_6995.JPG
IMG_0050-1.jpg
WhatsApp Image 2023-12-14 at 16.58.57.jpeg

Dicas da Andarilho

Quando você chegar na França ou em Portugal, respire e relaxe. O seu "caminho" já está com reservas em hotéis e serviços confirmados. Você só tem que caminhar e isto é bom demais. Aproveite para curtir o dia e sua jornada.

 

Existe uma frase que ouvimos no caminho e gostamos de repetir aos caminhantes: "Santiago não marcha!", ou seja, ele estará lá te esperando.

Para nós da Andarilho da Luz, a mística dos

Caminhos está essencialmente representada

numa pequena palavra: TEMPO!

Caminhar é um ato revolucionário, pois deixamos

temporariamente o nosso mundo e os seus ritmos para ingressarmos voluntariamente num tempo e espaço diferenciado. Tempo para SI e para SER. Tempo para ver o outro, para endorfinar, aquietar, se emocionar, confraternizar, cooperar, desapegar e se integrar. Tempo para ser feliz.

 

A diferença de fazer com hotéis e traslado de bagagem é que você está com garantia de hospedagem e sem excesso de peso ao caminhar.

Pessoas que fazem ficando em albergue (e que é uma modalidade do caminho), precisam sair mais cedo e andar mais rápido para conseguir vagas.

 

Aproveite para conhecer novas pessoas, ver os detalhes do caminho, "prosear" com moradores que encontrar e seja sempre gentil.

 

Lembre-se de dizer a todos que estiverem com mochila: "Bom caminho". Você ouvirá o tempo todo, pode ter certeza.

Observe seus pés sempre. Esquentou? Pare, tire os tênis, refresque os pés, calce novamente e volte a caminhar.

 

"Com pão e vinho se faz o caminho".

 

Te desejamos desde já um "Bom Caminho" e lembre-se, "um passo de cada vez e passos alegres valém por 3".

Marcus Pavani e Cirlene Soares, diretores da Andarilho da Luz.

27.10.2015 341-1.jpg
WhatsApp Image 2023-12-18 at 14.46.39.jpeg
bottom of page